ADALBERTO C. CAFÉ FILHO

Adalberto C. Café Filho concluiu o doutorado em Plant Pathology na Universidade da California, Davis em 1993 e é Professor Titular de Fitopatologia da Universidade de Brasília, atuando na área de Epidemiologia Botânica. Sua linha de investigação principal enfatiza os efeitos das práticas agrícolas na dinâmica das doenças, com contribuições principais na relação água-planta-doença e estudos de dispersão espacial e temporal de fitopatógenos. Até o momento orientou 12 teses de mestrado e 9 de doutorado e administrou diversos projetos de pesquisa com financiamento de diferentes agências de fomento. Serviu à Universidade como Chefe de Departamento, membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação e do Consuni. Após estágio sabático na North Carolina State University (2001-2002), foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Fitopatologia da UnB, quando este foi promovido para conceito 5 da CAPES (triênio 2007-2009), voltando a coordenar o Programa de Pós-Graduação no biênio 2017-2019. Atualmente é Section Editor da revista Tropical Plant Pathology (desde 2012). Em 2006, a tese de um de seus alunos de doutorado, Gil Rodrigues dos Santos, foi distinguida com Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese. Adalberto Café Filho é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1994, desde 2003 no nível PQ-1.

Link para o Lattes

.