Leonardo Silva Boiteux
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (1986), Mestrado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (1990) e Ph.D. em Plant Breeding and Plant Genetics (com um minor degree in Plant Pathology) pela University of Wisconsin - Madison (2000). É pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças (Embrapa Hortaliças) desde de 1989, onde desenvolve projetos de melhoramento genético de hortaliças para qualidade nutricional e nutracêutica e para resistência a doenças e pragas. É professor credenciado do mestrado e doutorado em Fitopatologia da Universidade de Brasília. Desenvolve trabalhos na área de genética clássica e molecular de hortaliças. Coordena projetos de caracterização de patógenos e de resistência a vírus (Potyvirus, Tospovirus, Crinivirus e Begomovirus), nematóides (Meloidogyne), fungos e bactérias em solanáceas (tomate, pimentão, batata, Solanum aethiopicum var. gilo e berinjela), cenoura, cebola, alface, hortaliças leguminosas (feijão-de-vagem, grão-de-bico e ervilha) e cucurbitáceas (melão, melancia, Cucurbita moschata, C. maxima e C. pepo). (Texto informado pelo autor)